segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A Independencia da Identidade

Meu filho hoje veio conversar e perguntando de um show que teria aqui em Goiânia que ele e uns amigos queriam ir...até ai tudo bem, se não fosse o fato dele ter 11 anos. ^_^.. Nossa conversa foi muito natural..e sim, me propuz a ir com eles no show pra que eles aproveitassem, como também não criassem esse alarde desesperador de "não posso sair pq meus pais não deixam, pq não tenho idade, pq é perigoso, pq não sei me cuidar"...

Meu avô "que estava a espreita né safadenhooooo", ouviu nossa conversa e ja veio se manifestar com o conhecido "nãooo".. porque "está cedo", "mente pra ele que não temos dinheiro, que não podemos" etc. Eu fiquei observando esta cena e lembrei muito da minha infância.. Nunca entendi do porque que nossa familia não nos acompanhava em coias que NÓS queriamos fazer... sempre lembro de fazer o que os meus pais queriam que fizessemos e dai aprendemos a gostar dessas coisas...

Quando nossas preferencias começaram a aparecer.. houve um choque gigantesco em nossa casa.. pois comigo apareceu aos 13, e na minha irmã aos 11.. somados ao nosso querido sangue e gênio, e ao fato de que "nao porque não" não era resposta... começamos a realmente rebelar em casa, esconder as coisas, fugir.. e daí perdemos muito do que realmente queriamos fazer e gostavamos de fazer.. pois muito do que fazíamos ja estava ligado ao "não" que recebiamos...

Voltando por dias de hoje, vendo meu avô dizer essas palavras a mim, me fez imaginar o quanto eu ia curtir ir a um show que meu filho faz questão que eu vá, não só por eu ser sua mãe, mas pela companhia que não é detentora, aprisionadora, mas sim educativa...Sabem.. quero ir pro outro caminho.. quero ir pelo caminho da naturalidade, da comunicação, da confiança em mim por estar criando algo de responsável em outro ser.. meu filho.

Até onde retardar algum acontecimento ajuda? Até onde segurar no limite não atrapalha? Até onde carregar a responsabilidade dos filhos nas mãos sem deixar que eles sintam seu peso desde o inicio ajuda/atrapalha? Até onde o meu proteger não está matando o que esta´ sendo criado de identidade em alguém??? Vejo isso acontecer na minha vida até os dias de hoje, com amigos e próximos.. e ainda me irrita me ver sendo colocada embaixo de asas; as vezes até enchergando com nitidez que é justamente para manter a pessoa que proteje numa zona de conforto onde ela não tenha que lidar com essa nova etapa de mudança que chega....e chega a todo momento não é verdade??? Ahh essa tal da intependencia da identidade ... essa tal liberdade...

O amor sem respeito ao próximo é a prisão mais cruel de todas.. acreditoque ela não apenas evite que coisas acontecam (boas ou más) mas ela aniquila a possibilidade de uma formação em um determinado sentido natural da "coisa" chamada vida... as vezes a intensidade nessa intervenção pode ser chamada até de trauma....

De verdade...desejo outro caminho... um menos limitador...um mais responsável.. e se eu puder estar junto..para compartilhar as lições desse caminho... seria uma honra.. de verdade...

Nenhum comentário:

Postar um comentário